Projeto para utilizar algas posidonia como isolante térmico ganha prémio da União Europeia

O projeto Balearic Housing Institute (Ibavi), que usa algas posidonia como isolamento térmico na construção de quatorze casas oficialmente protegidas, ganhou o Prémio Vida para o Meio Ambiente da Comissão Europeia esta quarta-feira.

O projecto -q ue foi premiado no âmbito da Semana Verde Europeia – aproveita esta alga seca que permite reduzir as emissões em 60%, o consumo de energia em 75% e a água em mais 60%, conforme explicado pela Comissão Europeia num comunicado.

“É um isolamento gratuito e o dinheiro que teríamos investido para comprar um produto no exterior investimos na mão de obra local e isso é muito importante. É uma questão de sustentabilidade social ”, disse Carlos Oliver, arquiteto do projeto, no vídeo promocional.

O prémio na categoria Natureza foi para um projeto eslovaco, que instalou 8.600 elementos para manter as aves longe dos cabos de alta tensão.

Outro projeto francês ganhou o prémio na categoria Ação Climática, por ajudar os gestores florestais do Parque Regional do Alto Languèdoc a implementar estratégias de adaptação às alterações climáticas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...