Projeto-piloto da EPAL Chefs Circulares já tem vencedores



A EPAL lançou o desafio a cinco Estabelecimentos de Ensino superior e profissional de Restauração da área de atuação da EPAL, para apresentar 8 receitas sustentáveis preparadas por alunos, reutilizando água e alimentos e ensinando um conjunto de técnicas de reaproveitamento, conservação e preparação de refeições num contexto de Economia Circular e de consumo sazonal de alimentos, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, as receitas apresentadas foram avaliadas por um júri composto pelos Chefs Fábio Bernardino e Vítor Claro e Hunter Halder, fundador da Refood. Não obstante cada participante merecer reconhecimento pelo seu empenho, pois, de facto, todos eles são vencedores ao contribuir para esta causa tão nobre, algumas receitas foram destacadas pelo júri pela sua originalidade e qualidade. São elas:

  1. Pão de legumes (categoria Pequeno almoço), de Dário Pripon e Débora Ferraz, da Casa Pia de Lisboa;
  2. Sopa de abóbora (categoria Sopa), de Daniela Seixo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril;
  3. Tentúgal de bacalhau com arroz malandrinho (categoria Peixe), de Salvador Barros, da Casa Pia de Lisboa;
  4. Migas de feijão frade com frango panado (categoria Carne), de Júlia Fernandes, da Casa Pia de Lisboa;
  5. Batata com textura de cogumelos (categoria Vegetariano), de Marco Lágeo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
  6. Rabanadas com compota vermelha, marshmallow de grão e molho de chocolate (categoria Sobremesa), de Afonso Antunes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril;
  7. BarBEET (categoria Bebida), de Sasha Vorfolomeeva, da Escola de Hotelaria de Turismo de Lisboa;
  8. Bolinhas de grão e queijo (categoria Snack), de Beatriz Gomes, da Casa Pia de Lisboa.

Algumas das receitas serão apresentadas num show cooking, que será transmitido em streaming, em datas a anunciar, em cada um dos Estabelecimentos de Ensino.

Este projeto, desenvolvido em parceria com a Ethical, será a materialização da 4ª edição da coletânea de receitas “A Irresistível Água da Torneira à mesa com…” e visa a promoção de uma cultura de Economia Circular junto de toda a população portuguesa, em geral, e mais concretamente a representada pela população a frequentar o ensino superior e profissional na área da Restauração, capacitando a mesma em boas práticas de reaproveitamento alimentar e de água, promovendo desta forma um uso eficiente e racional da água na cozinha e o combate ao desperdício alimentar, junto daqueles que são os profissionais do futuro.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...