Projeto-piloto leva energia verde a edifícios municipais no Seixal



Um projeto-piloto de criação de uma comunidade de autoconsumo coletivo foi lançado no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, com a instalação de uma central solar fotovoltaica que fornecerá energia verde a diversos edifícios municipais.

A central, instalada na Escola Básica da Quinta dos Franceses, no Seixal, é composta por 42 painéis fotovoltaicos.

Em comunicado, a autarquia explica que o projeto vai levar energia verde aos edifícios que se encontram na proximidade, entre os quais a Mundet, a Escola Básica do Bairro Novo, o Fórum Cultural do Seixal e o CROACS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal.

Segundo o presidente da autarquia, Paulo Silva, o projeto lançado pela Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL), em parceria com a Câmara Municipal, permite reduzir a fatura energética.

À AMESEIXAL, adiantou o autarca citado na nota, a iniciativa “vai permitir aprofundar o conhecimento das potencialidades do uso destas energias renováveis para parametrizar comportamentos dos consumidores e intervir junto da comunidade educativa com novas soluções e propostas, alargando a experiência a outros equipamentos”.

De acordo com a autarquia, é estimado que a central possa produzir, anualmente, cerca de 34.300 kWh e toda a energia produzida poderá ser consumida nos equipamentos referidos.

Existe ainda a previsão de uma redução anual das emissões de CO2 de cerca de 15,92 toneladas, bem como uma redução significativa dos custos com os consumos de energia da rede, adianta a Câmara Municipal do Seixal.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...