Projeto português é finalista da Nova Bauhaus Europeia 2022 – e precisa do seu voto



O REPLAY, projeto coordenado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, com financiamento do Novo Banco, é um dos finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) 2022. O projeto português está a concorrer na categoria “Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”, e conta com os votos do público para vencer. Além desta votação, os finalistas serão também avaliados por um painel de júri.

Os prémios da NEB distinguem exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os seus três valores basilares: o belo, o sustentável e o inclusivo. Esta edição conta com 52 projetos finalistas, divididos por 4 categorias temáticas. Os vencedores recebem um prémio de 30 mil euros.

Assente nos conceitos da economia circular, o REPLAY quer incentivar a discussão pública e política em Portugal, sobre a falta de solução de reciclagem para tantos objetos plásticos como os brinquedos e, acima de tudo, propor soluções concretas. Ao longo de 2021, a equipa desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, e testou a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes, para transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

Pode votar até ao dia 16 de maio, no site.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.