Já são conhecidas as ideias vencedoras da edição de 2020 do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Entre as três distinguidas encontra-se uma que pretende solucionar a poluição dos recursos hídricos através de um filtro – o SmarText.
Criado e desenvolvido por uma equipa de investigadores do Atlântica – Instituto Universitário, em Oeiras, este projeto promove a circularidade e impede que aproximadamente 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes na água cheguem aos rios e ao mar. Ao recorrer a um filtro, feito de celulose e argila – materiais naturais e biodegradáveis – faz-se essa filtragem através de nanopartículas.
“Uma quantidade muito reduzida (estimada em 15 a 20%) de óleos e gorduras são retidos atualmente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e são eliminados sem qualquer tipo de valorização. Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, tantos quantos precisaríamos para viver até aos 40 anos”, explicam os investigadores.
A SmarText alia ainda um baixo custo de produção à valorização de recursos, já que a gordura captada da água pode ser vendida à indústria dos biocombustíveis. O projeto conta agora com parceiros como a Águas de Portugal e a Prio.
Relativamente às outras duas ideias vencedoras, destacam-se um software que recorre à Inteligência Artificial para ligar o setor aeronáutico em Blockchain e que promete patrocinar a primeira transferência entre aeronaves no mundo (EARHART), e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino. Os projetos ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, com o objetivo de capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.









