Projeto Sustainmeals quer introduzir refeições de origem vegetal nas escolas públicas do país

O Sustainmeals – “Refeições Escolares Sustentáveis”, é um projeto que quer introduzir refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal a nível nacional, nas escolas do públicas do país.

“Uma transição para dietas com menor consumo de carne, e mais baseadas em alimentos de origem vegetal, é importante para responder a desafios globais de sustentabilidade e saúde na alimentação” afirmam.

Existem dois objetivos imediatos; “O primeiro consiste em compreender como encorajar os consumidores – e capacitar os serviços de restauração coletiva – para transitar rumo a mais refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal. O segundo objetivo é desenhar e testar um guia de recursos que traduza este conhecimento para a prática.”

“Indo ao encontro destes objetivos, o projeto direciona-se aos serviços de refeições de todas as escolas públicas do país. Enquadra-se na transição, e janela de oportunidade, que surge com a aprovação parlamentar a regular a oferta de refeições de origem vegetal nas cantinas das escolas públicas.”

Espera-se sobretudo que este consiga “encorajar a escolha, aceitação e avaliação positiva dos consumidores em relação a refeições de origem vegetal”, tal como, em simultâneo, promover a “mudança de práticas em larga escala”.

O projeto faz parte do acordo Portugal 2020, atuando sob o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...