Projeto TRIPLE-C divulga práticas de prevenção às alterações climáticas

A União Europeia tem criado metas para combater as alterações climáticas, contando com todos os países membros para implementar medidas ambientais.

Assim, surge o projeto TRIPLE-C (Capitalising Climate Change Projects in Risk Management for a better Atlantic Area Resilience), com o intuito de analisar, selecionar e dar a conhecer os melhores exemplos de boas práticas em projetos europeus, que visem a prevenção e gestão de riscos derivados das alterações climáticas.

O projeto de 1.6 milhões de euros, assegurado a 75% pelo INTERREG Espaço Atlântico, conta com a colaboração da Universidade de Coimbra (UC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entre outros institutos europeus.

Após conclusão do projeto será criada a plataforma TRIPLE-C, onde estará disponível durante pelo menos 5 anos toda a informação recolhida. Isto vai permitir aos profissionais e autoridades aprender mais sobre a adaptação às alterações climáticas e possivelmente ter em consideração na criação de futuras políticas regionais e europeias.

A união dos parceiros do projeto europeu com os responsáveis dos projetos capitalizados vai permitir reforçar as metas para a ação climática e a sua importância.

As atividades do TRIPLE-C vão abranger quase 800 mil pessoas que beneficiam de medidas de proteção contra inundações e incêndios florestais.

Artigos recomendados