Projeto “Uma Escola, Uma Árvore” planta 57 novas árvores em Dia de São Martinho

Celebrou-se ontem o Dia de São Martinho e o Município de Viseu não deixou passar o dia em branco. Em parceria com a Quercus, lançou o projeto “Plantação de Árvores 2020, no Parque Urbano de Santiago – Uma ESCOLA / Uma ÁRVORE”. A ação visa envolver as crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, alertando-as para as questões ambientais e preservação da natureza.

Assim, a autarquia e a Quercus escolheram 57 árvores e arbustos autóctones que foram apadrinhadas por cada uma destas escolas de Viseu. O Parque Urbano de Santiago foi o local eleito para serem plantadas, um espaço que une as duas margens do rio Paiva e que tem vindo a ser requalificado.

O objetivo inicial era envolver os alunos das escolas na plantação das árvores, mas as restrições impostas pela pandemia determinaram a participação de um número reduzido de crianças. As plantações foram realizadas, de forma simbólica, pelos alunos da Escola da Ribeira, em representação de todas as crianças.

Para que todas as escolas possam estar envolvidas no projeto, será enviada uma mensagem aos diferentes estabelecimentos, juntamente com uma ficha com identificação da “árvore Amiga”. Logo que as condições permitam, cada escola receberá para plantação uma “árvore/arbusto Amiga”, idêntica àquela que terão no Parque de Santiago.

A ação contou com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, da Vereadora da Educação, Cristina Brasete, e do representante da Quercus e professor da Escola Superior Agrária de Viseu, Hélder Viana.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...