Próxima Cimeira África-França será em Nairobi em 2026
A próxima cimeira África-França será em Nairobi, Quénia, em 2026, pela primeira vez num país não francófono, anunciaram ontem os Presidentes francês e queniano, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Esta cimeira, para a qual serão convidados todos os chefes de Estado e de Governo do continente africano, marcará uma rutura com a última realizada em Montpellier, França, em 2021, na qual o Presidente francês, Emmanuel Macron, deu prioridade à sociedade civil e que, por conseguinte, se realizou sem líderes africanos.
No entanto, representantes da sociedade civil e do setor privado também serão convidados para o Quénia, foi anunciado.
Os temas da reunião de Nairobi serão os desafios climáticos, a “preservação do ambiente”, a “reforma da arquitetura financeira internacional” e a promoção de um “multilateralismo inclusivo” que tenha mais em conta África, de acordo com um comunicado de imprensa conjunto dos chefes de Estado.
Os Presidentes queniano, William Ruto, e francês, Emmanuel Macron, estão “fortemente empenhados” nestas questões, nomeadamente no âmbito do Pacto de Paris para os Povos e o Planeta, lançado em 2023, que foi hoje objeto de uma reunião de acompanhamento em Nova Iorque, lê-se na nota.
Lançadas em 1973, estas cimeiras realizam-se alternadamente em França e num país africano.
Todavia, esta é a primeira vez que uma cimeira se realiza num país não francófono, um sinal de que a diplomacia francesa se volta cada vez mais para outros parceiros no continente, numa altura em que se encontra em crise em várias das suas antigas colónias, nomeadamente no Sahel (Mali, Burkina Faso e Níger).