Recolha seletiva de biorresíduos chega a mais 6 mil munícipes de Setúbal
A expansão do projeto Setúbal Com.posto continua no município, levando a recolha seletiva de biorresíduos (resíduos biodegradáveis alimentares e verdes) a mais 6 mil habitantes, com a instalação de 18 novos contentores enterrados, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, as áreas que passam a disponibilizar este serviço de recolha de resíduos são Rua Olavo Bilac, Rua de Malaca, Praceta Quinta do Freixo, Rua de Damão, Rua do Mormugão, Rua Amílcar Cabral, Praceta Fernando Alcobia, Av. Independência das Colónias, Rua da Escola Técnica e Av. Alexandre Herculano.
Os contentores coletivos de proximidade já estão colocados na via pública e representam um investimento de 67 mil euros, que contou com o apoio do Fundo Ambiental. Em curso estão as ações de sensibilização e informação à população, uma vez que apenas os munícipes com o respetivo cartão de acesso podem utilizar os contentores de biorresíduos.
As ações decorrem diariamente, com as equipas de sensibilização dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) a baterem à porta dos munícipes com a missão de explicar as vantagens da separação seletiva de biorresíduos, o que deve ser colocado nos contentores e como funciona o cartão eletrónico que regista os utilizadores e dá acesso aos contentores na via pública. Estas ações de contacto direto com a população deverão prolongar-se pelo mês de dezembro, de segunda-feira a sábado, entre as 14 e as 20 horas.
Completamente gratuito para os munícipes, este novo serviço vai permitir o correto encaminhamento dos biorresíduos para tratamento, evitando que estes sejam depositados em aterro. Recorde-se que a recolha seletiva destes resíduos é obrigatória no país desde o final de 2023.
O programa “Setúbal com.posto” arrancou em janeiro 2021 com duas modalidades de recolha seletiva, por proximidade em zonas urbanas, e porta-a-porta, em zonas com menor densidade populacional. No final de 2024, atingiu-se o total de 22 142 aderentes em ambas as modalidades e foram recolhidas 4 635 toneladas de resíduos orgânicos. Atualmente a recolha por proximidade de biorresíduos já está implementada nas 5 freguesias, com maior incidência na União de Freguesias de Setúbal e na freguesia de São Sebastião.