Recolher o lixo em Portugal nunca foi tão inteligente (com VÍDEO)

A tecnologia é fundamental na transição para a economia verde – e mesmo o desenvolvimento de pequenas ferramentas, invisíveis ao cidadão comum, pode influenciar drasticamente o nosso futuro. É o caso do EzWaste, um programa informático que mede o nível de enchimento dos caixotes do lixo e calcula a rota mais inteligente para os camiões seguirem até lá.

Desenvolvido pela Compta e já vencedor do Green Project Awards, em 2012, o EzWaste permite uma enorme poupança na recolha de lixo – em combustível e custos operacionais, mas também no impacto ambiental.

“O que se pretende é tentar optimizar todo o processo de recolha de resíduos, desde a produção até à entrega. É recolher mais contentores em menos tempo”, explicou ao Economia Verde o director de unidade de negócio EzWaste, Paulo Fernandes.

Sendo uma ferramenta 100% portuguesa, o EzWaste tem uma outra faceta muito interessante – ele está talhado para a exportação, permitindo à Compta gerar negócio e, com isso, mais empregos, contribuindo para a riqueza do país. Segundo Jorge Delgado, administrador da Compta, os dois primeiros contratos além-fronteiras foram já fechados.

O EzWaste fica pago em 12 meses só com a poupança de combustível. É uma verdadeira ferramenta de Economia Verde e a prova que a investigação e pesquisa serão cada vez mais importantes na procura por uma sociedade mais verde.

Foto: Sob licença Creative Commons

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php