Rede de cidades europeias iniciou em Pinhel projeto dedicado à ação climática



Treze cidades europeias formalizaram hoje em Pinhel a criação de uma rede para a dinamização de um projeto dedicado à ação climática a desenvolver até junho de 2025.

O projeto europeu “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é liderado por Pinhel, cidade que recebeu na segunda-feira e hoje o primeiro evento de um conjunto de encontros agendados até final de 2025.

Para além de Pinhel, no distrito da Guarda, integram esta Rede de Cidades Europeias localidades dos Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse à agência Lusa estar “muito satisfeito” por liderar um projeto dedicado “ao tema do clima e do planeta” e também pelo facto de ter sido escolhido entre “as 23 candidaturas apresentadas à União Europeia”.

O convénio desta Rede de Cidades Europeias foi assinado esta manhã numa cerimónia que decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel e onde decorreram grande parte das iniciativas do primeiro encontro das cidades envolvidas no projeto.

“Quisemos fazer este evento que é o primeiro evento na escola porque quisemos envolver a comunidade escolar para perceber o que é que cada município está a fazer e também o que é que faz cada um dos parceiros”, salientou o autarca.

Neste projeto, Pinhel propôs debater o tema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local”. Rui Ventura destaca a preocupação de Pinhel “em cuidar da cidade, na plantação de árvores e na seleção dos resíduos”.

O autarca evidencia que a separação dos resíduos “é um tema fundamental” e que “é necessária a sensibilização das escolas e da região”.

Este projeto será “um processo de aprendizagem para depois implementar” as boas práticas no território, realça.

Para além dos seminários e ‘workshops’ promovidos durante os dois dias do encontro das cidades, a Câmara Municipal preparou também um programa cultural que permitiu dar a conhecer o território aos parceiros.

O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é apoiado pelo Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores e vai ser desenvolvido ao longo de 20 meses com a realização de encontros/eventos.

Depois de Pinhel, seguem-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha) em novembro; Had-Dingli (Malta) em dezembro; Allimos (Grécia) em fevereiro de 2025; Budapest (Hungria) em abril de 2025 e Sofia (Bulgária) em junho de 2025.

O objetivo do projeto é sensibilizar a opinião pública sobre os valores da proteção ambiental, da democracia, da participação ativa, da solidariedade e da cooperação.

Os promotores consideram que este projeto “terá um forte impacto tanto a nível local como a nível europeu, graças à cooperação dos parceiros e cidadãos das localidades participantes”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...