Reduzir o desperdício alimentar enquanto se protege o planeta? A solução perfeita está na app Too Good to Go



O desperdício alimentar é um problema à escala mundial, com estimativas a indicarem que apenas nos Estados Unidos quase 40% dos alimentos acabam no lixo. E se nas nossas casas com um ou outro truque conseguimos ao máximo evitar estragar alimentos, nem sempre é possível fazer o mesmo nos restaurantes, cafés ou pastelarias. 

Criada na Dinamarca, a Too Good to Go – qualquer coisa como “demasiado bom para desperdiçar” – permite aos restaurantes e outros estabelecimentos do género publicar online uma lista com os artigos que ainda não foram vendidos e que, posteriormente, podem ser adquiridos pelos utilizadores da aplicação a um preço reduzido, por vezes a mais de metade do valor original.

Entrando na aplicação é possível ver quais os restaurantes nas redondezas que aderiram a esta campanha, mas também quais os participantes a nível nacional. Se estivermos por Brighton, Birmingham, Leeds, Manchester ou Londres podemos em poucos minutos saber que restaurantes estão a fazer descontos nos seus produtos.

“A nossa missão é poupar comida, poupar alimentos e poupar o planeta, ao voltar a considerar a comida como a fonte de energia mais valiosa para a humanidade e não apenas algo que se atira para o contentor do lixo. E porquê? Porque se o desperdício alimentar fosse um continente seria o terceiro maior a emitir gases de efeito estufa, e apenas metade dos alimentos que não são aproveitados poderiam alimentar o mundo inteiro. Este é o problema que não precisa de existir e que estamos determinados a solucionar”, pode ler-se no site do Too Good to Go.

Mas não é tudo. Para além de ser uma óptima ferramenta no combate ao desperdício alimentar, a Too Good to Go ajuda também empresas do sector alimentar a gerar receitas em produtos que normalmente acabariam no caixote do lixo no final do dia.

Até agora o balanço é francamente positivo, com a Too Good to Go a evitar que mais de 100 mil refeições acabassem no lixo.

Foto: Too Good to Go Facebook





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...