Reino Unido: plástico atirado para o mar chegará ao Árctico em dois anos



Todo o plástico que é atirado – ou vai parar – aos oceanos e mares que rodeiam o Reino Unido demora apenas dois anos para chegar ao Árctico, de acordo com Erick van Sebille, oceanógrafo no Imperial College Londres.

“Descobrimos, de forma chocante e inesperada, que quase todo o plástico do Reino Unido vai parar ao Árctico”, explicou Sebille ao Guardian. “As correntes do oceano são como esteiras transportadoras a moveram-se pelo Reino Unido, para norte. O que é provavelmente o pior local para o plástico estar, neste momento.

Estudos anteriores chegaram à conclusão de que pelo menos um bilião de peças de plástico foram congeladas no gelo do Árctico nas últimas décadas, torando-se um foco principal da poluição global. Quando o aquecimento global derreter as calotas de gelo, o plástico será libertado, o que agravará o problema da poluição.

Por outro lado, a poluição marinha ligada ao plástico é um problema gigantesco, com cinco biliões de peças de plástico a flutuar nos oceanos do globo. O plástico é muitas vezes confundido com alimento pelos peixes e aves, causando um dano para a vida marinha.

“Existe tanto plástico nos animais marinhos neste momento”, explicou van Sebille. “Quase todos os peixes e aves que foram autopsiados para a ciência têm plástico lá dentro. É difícil encontrar um animal que não tenha plástico dentro de si”, concluiu o investigador.

Foto: Polar Cruises / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...