Reinventar a roda: bicicleta ecológica filtra a poluição do ar enquanto pedala

Inspirada pela poluição das ruas de Londres, a inventora desta roda de bicicleta utilizou a impressão 3D para conseguir produzir a Rolloe.

A nova invenção chama-se “Rolloe Roll Off Emissions” e utiliza uma série de esponjas e filtros para capturar as emissões prejudiciais antes de libertar o ar limpo de volta para o meio ambiente.

Kristen Tapping, formada em desenho industrial afirmou que a ideia foi inspirada nas ruas notoriamente poluídas de Londres – a Big Smoke – e acredita que o Rolloe poderá fornecer um novo método de transporte limpo para a movimentada comunidade de ciclistas.

A poluição do ar comumente encontrada em muitas das principais cidades é em grande parte causada por humanos e tornou-se um assunto de grande preocupação nos últimos anos.

Para combater esta poluição, muitas pessoas têm utilizado alternativas aos automóveis convencionais, trocando-os por bicicletas ou veículos elétricos.

As bicicletas, em particular, são ótimas para pessoas preocupadas com a saúde, pois também podem fornecer o nível recomendado de cardio diário.

A roda Rolloe pesa cerca de 1kg e foi projetada para caber nos quadros das bicicletas comuns, sendo composta por dois aros com aletas feitas de ABS e uma roda tripla central feita de nailon – todos os quais podem ser impressos em 3D ou moldados por injeção.

A montagem funciona canalizando o ar através da abertura cilíndrica interna do aro, onde três tipos diferentes de filtros estão alojados, antes de expelir o ar purificado pelas aletas externas. Este ar é expelido a uma taxa de 0,665m³ por quilómetro.

O primeiro filtro, uma esponja de bucha ecológica, retém grandes partículas e é lavável para reutilização. Em seguida, o filtro HEPA (também lavável) retém o pólen e algumas partículas maiores, como poeira de pneus e travões. O obstáculo final é o filtro de carvão ativado, que é capaz de capturar moléculas individuais de gás. Isso torna-o ótimo para filtrar compostos orgânicos voláteis (VOCs) e até odores.

Atualmente a Rolloe exige que esses filtros sejam trocados uma vez por semana, ou a cada 250 km, para manter a sua eficácia.

A inventora pretende colocar o produto no mercado e prevê que uma penetração de mercado de 10% somente em Londres poderia filtrar cerca de 266.865m³ de ar diariamente. A designer também gostaria de desenvolver uma contraparte na roda traseira para multiplicar esse número, que possa ser impressa em 3D em materiais sustentáveis ​​e à prova de água.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...