Renault constrói sistema de baterias para armazenar 60MWh de energia
Uma das grandes preocupações relativamente aos veículos elétricos (VEs) é o que fazer com as baterias quanto estas chegam o fim da sua vida útil. E apesar de não terem utilidade num carro, existem soluções onde estas baterias podem ser usadas durante muitos e longos anos.
Um dos exemplos é o armazenamento de energia. Foi isso mesmo que o Grupo Renault anunciou, na forma do Advanced Battery Storage, um sistema, segundo a marca, feito exclusivamente para usar com baterias provenientes de VEs.
O sistema terá capacidade para armazenar pelo menos 60MWh e as primeiras instalações começam a ser construídas em 2019 em três locais na Alemanha e França. A capacidade de armazenamento será gradualmente aumentada ao longo do tempo para albergar 2 mil baterias de VEs. Nesta fase, a Renault diz que o sistema terá, ou provavelmente excederá, 60MWh, o equivalente à energia consumida por 5 mil habitações.
O objetivo do Advanced Battery Storage é estabilizar a rede elétrica e gerir a diferença entre a energia consumida e gerada num dado momento, de modo a aumentar a oferta de energia proveniente de fontes renováveis.