Reorganização da Águas de Portugal arranca hoje com três novas empresas

A reestruturação do Grupo Águas de Portugal (AdP) dá hoje mais um passo com a entrada em funcionamento de três novas empresas regionais que abrangem um universo de 193 autarquias.

As novas entidades têm como objectivo “prosseguir uma maior eficiência na gestão operacional dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e obter benefícios ao nível da equidade territorial e da coesão social”, indica a AdP em comunicado.

As três novas empresas são a Águas do Norte, Águas do Centro Litoral e Águas de Lisboa e Vale do Tejo, sociedades que serão detidas em cerca de 60% pela AdP, sendo que os restantes 40% do capital cabem aos municípios.

Com o início da actividade destas empresas, o grupo AdP conclui a reorganização territorial das suas operações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, agregando 19 sistemas multimunicipais em cinco entidades gestoras: EPAL, Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas de Lisboa e Vale do Tejo (cujo sistema será operado pela EPAL), Águas Públicas do Alentejo, Águas do Algarve.

Com esta reorganização do Grupo AdP o Governo estima que, regra geral, os municípios do interior possam baixar as suas tarifas de água e saneamento já no primeiro ano de funcionamento do novo sistema de gestão. Contrariamente, os municípios do litoral vão ser sujeitos a um agravamento dos encargos, que poderá ser fraccionado pelos próximos cinco anos.

As diferenças tarifárias, actualmente existentes entre os sistemas em alta do interior e do litoral do país, chegam a atingir o dobro. Este diferencial será progressivamente eliminado com a reorganização da AdP. Já a partir deste mês de Julho as tarifas praticadas nos municípios do interior vão diminuir 25%. No caso dos municípios do litoral o primeiro agravamento de custos verificar-se-á apenas a 1 de Janeiro de 2016.

Para perceber melhor a reorganização do Grupo AdP e conhecer as novas empresas gestoras veja este vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=_xjUvSVEkZ8

Foto: Turist of the World / Creative Commons

 

Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no siteYouTube  e assine a sua newsletter.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...