Reservas de água na Barragem de Fagilde só chegam para mais 20 dias
“Vinte dias, disse? Vinte dias é o final do mês de Novembro, princípio de Dezembro!” Foi com enorme espanto que Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, reagiu ao saber que a Barragem de Fagilde, que serve vários concelhos do distrito de Viseu, só tem água para mais 20 dias de abastecimento.
Em visita à Barragem de Fagilde, na companhia dos presidentes das Câmaras de Viseu e de Mangualde, Almeida Henriques e João Azevedo, Marcelo Rebelo de Sousa revelou grande preocupação com a situação que se vive na região.
O distrito de Viseu está a ser especialmente afectado com as consequências da seca extrema que assola todo o território português, com diversas medidas extraordinárias a serem accionadas.
Em conversa com o presidente da República durante a visita, João Azevedo, presidente da Camara de Mangualde, deixou um alerta preocupante, ao afirmar que “para restabelecer a normalidade na região, teria de haver 500 camiões por dia a deitar água dentro da bacia da Barragem de Fagilde.”
Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativos a Outubro, mostravam que 24,8% do território de Portugal continental estava em situação de seca severa e 75,2% em seca extrema.
Foto: via Creative Commons