Restaurante CITRUS, do Lisbon Marriott Hotel, recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

O CITRUS Restaurante, do Lisbon Marriott Hotel, conquista um marco inédito em Portugal: é o primeiro restaurante do país a ser distinguido com a certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”.Este reconhecimento a nível global, “comprova o forte compromisso do Lisbon Marriott com a redução do desperdício alimentar, a sensibilização da equipa e dos consumidores e a promoção de uma restauração mais sustentável”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a certificação “The PLEDGE on Food Waste” é atribuida com base em critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030. A missão é medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos.
Sob a liderança criativa do Chef Dominic Smart, foram adotadas medidas transformadoras, como a o desenvolvimento de uma estratégia de otimização do menu, o planeamento mais eficiente da produção e o reforço do controlo diário de sobras e excedentes. O CITRUS ,através da implementação de boas práticas, monitorização rigorosa e sensibilização da equipa, conseguiu reduzir em 30% o desperdício alimentar desde o início de 2025, reforçando a sua posição como um exemplo de excelência no setor da hotelaria e restauração.
“O desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças” , sublinha o Chef Dominic. “Reduzir não significa perder qualidade. Pelo contrário: é uma oportunidade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.
“Com este reconhecimento, o Lisbon Marriott Hotel reforça o seu posicionamento como referência em práticas sustentáveis , alinhando-se com as metas ambientais da Marriott International. O restaurante CITRUS é um reflexo desta missão, combinando sabores autênticos com inovação e consciência ambiental. “ – acrescenta Paula Lino, Diretora de Operações do Lisbon Marriott Hotel.