Rio de Janeiro: Bondes de Santa Teresa vão ser recuperados pela portuguesa Carris



O sistema de bondes (eléctricos) de Santa Teresa, que tantos problemas tem colocado ao Governo do Rio de Janeiro, vai ser revitalizado e recuperado pela Carris, empresa de transportes públicos de Lisboa.

Segundo explicou hoje o Menos Um Carro, o acordo foi ontem assinado pelo presidente da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, durante uma visita deste último às instalações da transportadora.

“[Estava na hora de] dar um presente de verdade à população de Santa Teresa e do Brasil”, explicou Sérgio Cabral Filho. “Percebemos que em Lisboa a Carris gere muito bem a convivência entre os bondes, os automóveis e os peões. A Carris faz essa operação todos os dias e fá-lo muito bem, com resultados muito positivos, daí a escolha da Carris para ir modernizar o sistema de bondes do Rio de Janeiro”, concluiu.

Este desenvolvimento era já esperado desde Setembro, altura em que surgiram as primeiras notícias de que a Carris poderia vir a ter um papel importante na revitalização do bonde de Santa Teresa.

Ainda de acordo com o Menos Um Carro, o acordo prevê ainda a formalização futura de um acordo de cooperação técnica entre a Carris e a Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), que terá por finalidade estabelecer e regular esta prestação de serviços.

“A Carris tem todo o interesse em participar nesta acção uma vez que sabemos que os bondes de Santa Teresa têm uma carga afectiva e emotiva muito grande e são tão emblemáticos para o Rio de Janeiro como o são os eléctricos para Lisboa”, explicou José Manuel Silva Rodrigues.

A Carris foi fundada em 18 de Setembro de 1872, curiosamente, no Rio de Janeiro. O bonde de Santa Teresa, fundado há mais de cem anos, foi inspirado nos típicos eléctricos de Lisboa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...