Rio Jamor vai ter uma ação de limpeza e monitorização (e você pode participar)



A Câmara Municipal de Sintra e o Grupo Comunitário do Pendão, com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), vão realizar uma ação de limpeza no Rio Jamor, em Sintra. A iniciativa está marcada para o dia 20 de agosto, sábado, das 14h30 às 18h00, na zona de Queluz, entre o Pendão e o Parque Urbano Felício Loureiro.

Desenvolvida no âmbito do Projeto Bairros Saudáveis, esta é a segunda ação de limpeza a decorrer junto ao rio este ano, tendo a primeira sido organizada em abril. Além deste propósito, a visita à linha de água terá ainda uma monitorização dos peixes nativos existentes no local e uma nova recolha de água para análise, a cargo do Laboratório dos SMAS de Sintra.

O objetivo da atividade passa por sensibilizar a comunidade para o impacto do descarte dos resíduos no espaço público, nomeadamente, em relação à biodiversidade nos cursos de água. “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar” é, aliás, o mote para um projeto desenvolvido pelo Município de Sintra, que alerta que os resíduos que são lançados para o chão, como embalagens descartáveis, pontas de cigarro ou copos de plástico, acabam por ser encaminhados para as linhas de água, como ribeiras e rios, e vão confluir no mar, provocando a sua contaminação e entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos.

O Rio Jamor é um dos principais cursos de água do concelho, que ostenta um peixe único no mundo, a Boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), uma espécie endémica que se encontra em perigo crítico de extinção. Este rio alberga uma das populações da espécie, mas também outras duas espécies de água doce, o Escalo-do-sul (Squalius pyrenaicus) e a Verdemã (Cobitis paludica).

Se tem interesse em participar pode inscrever-se através do e-mail grupocomunitariodopendao@gmail.com ou no Espaço Pendão em Movimento – local onde será o ponto de encontro.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.