“Robinson Crusoe italiano” vai deixar a ilha onde vive há 30 anos

O italiano, que vive numa ilha paradisíaca italiana acabou por desistir da sua luta com as autoridades e anunciou que vai abandonar o local. As autoridades italianas querem transformar a sua cabana num observatório ambiental, pondo fim à estadia deste “Robinson Crusoe italiano” na ilha de Budelli, na costa da Sardenha.

Segundo a cadeia televisiva CNN, Morandi anunciou no passado domingo, nas redes sociais, que a sua partida está para breve. “Há anos que tenho lutado contra quem quer mandar-me embora. Mas estou farto e decidi que vou partir. Espero que, no futuro, Budelli seja protegida, tal como eu o fiz”, escreveu.

Morandi mora numa casa de pedra improvisada, no meio da natureza. Conversar só com os pássaros. Mesmo assim continua a acompanhar as notícias do seu país e do mundo e, na situação atual, cresce a vontade de partilhar os conselhos de quem há muito vive sozinho “no lugar mais seguro da Terra”.

De acordo com a CNN, este antigo professor chegou à ilha por acidente enquanto tentava navegar da Itália para a Polinésia há três décadas. Apaixonou-se pelas águas cristalinas do local, as areias dos corais e o belo pôr do sol e decidiu ficar. “Tudo o que peço é que, se for mandado embora durante as obras de reforma, que possa voltar e continuar a fazer o que faço todos os dias: vigiar a praia de coral rosa ameaçada, manter os turistas afastados, proteger a natureza. Temo que se for embora, será o fim de Budelli”.

A ilha de Budelli pertence ao Parque Nacional do Arquipélago de Maddalena e é conhecida pela sua “Praia Rosa”, onde a areia é cor-de-rosa. A tonalidade incomum da areia é consequência de fragmentos de corais e conchas, que foram reduzidos a pó, lentamente, pela força das ondas do mar.

Para passar o tempo, o octogenário lê muito. “Eu leio e penso muito. Acho que as pessoas têm medo de ler porque se o fizerem começarão a pensar nas coisas e isso pode ser perigoso”, refere e pede a todos que experimentem a fazer o mesmo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...