Sabia que as aranhas têm medo umas das outras?



As aranha saltadoras, também conhecidas como aranhas papa-moscas, que pertencem à família Salticidae, têm um grande potencial para detetar predadores, revela um estudo da Universidade de Harvard.

Para analisar este reconhecimento, a equipa utilizou 45 aranhas da espécie Salticus scenicus, e estudou a sua reação perante a presença de vários objetos que pudessem representar uma ameaça, inclusive uma aranha de maior comprimento. Apesar de não reagir com medo a objetos de tamanho semelhante, quando deparada com outra aranha estática, a sua reação foi ficar congelada e depois recuar. Os cientistas acreditam que o comportamento das aranhas esteja ligada ao tamanho do predador, mas também ao facto de este possuir olhos.

“Dependendo do tamanho do predador, permanecer imóvel por algum período pode ser benéfico para evitar chamar a atenção, uma conhecida estratégia de defesa de espécies de presas de vertebrados”, explicam os autores no estudo.

Foi ainda estudado o comportamento de aranhas recém-nascidas, perante as mesma situações. Os resultados demonstraram que, o comportamento anti-predatório observado nos diferentes estágios de vida das aranhas, é inato.

 

 



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.