Sabia que estes produtos do dia a dia utilizam plástico? Provavelmente não

É difícil evitar o plástico todo, mas se soubermos onde está escondido podemos reduzir ao máximo e tomar as devidas precauções.

A reciclagem é uma maneira importante de manter os plásticos e microplásticos fora dos aterros e cursos de água, onde peixes, pássaros e outras criaturas provavelmente os ingerirão. No entanto, existe plástico escondido em lugares que nem suspeitamos.

Depois de saber que algo contém plástico, podemos ser mais responsáveis com esse produto. Alterar os sacos de plástico para os reutilizáveis é uma realidade para a maioria das pessoas. Outras mudanças de hábitos também são possíveis e sem grande esforço.

Copos de papel

Os copos de papel são feitos de papel, certo? Na verdade, a maior parte de um copo de papel é feita de papel, mas os copos descartáveis ​​que recebemos quando compramos um café contêm frequentemente um revestimento plástico fino. Se um copo fosse fabricado 100% em papel, ele dobraria sob a carga de um líquido muito quente.

Saquinhos de chá

O plástico pode estar escondido em dois lugares nos saquinhos de chá. Os sacos podem conter uma pequena quantidade de plástico que é adicionada para ajudar a manter a forma em água quente.

Infelizmente, esta bolsa também é a maior fonte do problema, como descobriram os investigadores da Universidade McGill em Montreal. O estudo descobriu que embeber um saquinho de chá de plástico em água aquecida a 95 graus Celsius libertou cerca de 11,6 mil milhões de microplásticos num único copo, de acordo com a New Scientist.

Além do saco, os invólucros para saquinhos de chá embalados individualmente também podem conter um revestimento de plástico.

O que pode fazer: Compre chá de folhas soltas e use um infusor de chá reutilizável, que eliminará também o desperdício de plástico e grande parte do desperdício de papel. Ou procure saquinhos de chá que não sejam feitos de plástico, como o Numi ou o chá preto e verde Tetley.

Roupas de lã

As roupas de lã são feitas com microfibras de plástico. Frequentemente, o velo é feito de plástico reciclado, o que parece ser uma boa reutilização para garrafas de plástico, mas todo o velo é mau a esse respeito. Todas as vezes que um item de lã é lavado, liberta milhares de fibras microscópicas de plástico no meio ambiente. Quando essas microfibras entram na água potável ou no oceano, os seres humanos e criaturas marinhas ingerem-nas.

Toalhitas descartáveis

Toalhitas descartáveis ​​descartáveis ​​são muito convenientes. Toalhitas de bebé, de higiene pessoal, antibacterianos, de remoção de maquilhagem… existem muitos tipos. Geralmente vêm embalados em plástico, o que é um problema em si, mas pelo menos essas embalagens podem ser recicladas. As toalhitas em si também são frequentemente feitas com plástico – e raramente são recicladas. Acabam no lixo ou na sanita, o que realmente não é uma boa ideia.

Os lenços contêm fibras plásticas que geralmente não são biodegradáveis, de acordo com o The Guardian. Aqueles que são lavados entopem os nossos esgotos e criam gergelins – pedaços gigantes de lenços e fraldas unidos por gorduras que são despejadas no ralo. Toalhitas que acabam no oceano podem ser confundidas com comida pelas tartarugas. Estas toalhitas convenientes acabam sendo muito inconvenientes para o meio ambiente.

O que pode fazer: Use apenas lenços descartáveis ​​quando for absolutamente necessário. Use panos para limpar superfícies em vez de toalhitas antibacterianos (e lave o pano após um uso). Retire os lenços descartáveis ​​da casa-de-banho e use papel higiénico. Para bebés, faça toalhetes reutilizáveis ​​artesanais e use-os sempre que possível. Tire a maquilhagem com um pano.

Beatas

Quando as pessoas atiram as beatas para o chão, em vez de descartá-las com responsabilidade, elas acabam em vias navegáveis. É estranho que muitas pessoas ainda achem aceitável atirar beatas de cigarro, e é por isso que elas são o poluente artificial mais difundido pelo homem. É preciso apenas uma beata de cigarro para contaminar cinco litros de água, diz o Science Alert. Parte desta contaminação vem do plástico, que é usado no filtro.

O que pode fazer: seria fácil dizer simplesmente “pare de fumar”, mas há muito poucos fumadores que não percebem que devem parar pela sua própria saúde, sem falar na saúde do planeta. Se fuma, não atire as suas beatas no chão ou na água. Descarte-os no lixo ou em um receptáculo próprio.

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.