Sabia que os animais também podem apanhar escaldões?



O uso de protector solar é uma necessidade a qualquer hora do dia para os mais pequenos e graúdos, ou já se saber que um valente escaldão vai aparecer no final do dia. Mas e os animais? Será que eles também apanham escaldões?

“Os animais, à semelhança do que acontece com as pessoas, podem apanhar escaldões por demasiada exposição ao sol” esclarece Paul Calle, veterinário na Wildlife Conservation Society, no Bronx, Nova Iorque, em declarações ao The New York Times.

Mas não se pense que o sol afecta os animais todos da mesma forma. “Os animais selvagens são especialistas em adaptar-se ao meio ambiente, por isso aqueles que vivem em zonas muito quentes, normalmente têm escamas, penas ou pêlos para protecção”, continua a explicar Paul.

Sendo assim, uma pergunta impõe-se: há animais mais sensíveis ao sol? Segundo Tony Bartherl, responsável pela Elephant House e Cheetah Conservation Station, os elefantes, rinocerontes e ovelhas tosquiadas há pouco tempo estão especialmente em risco. Há também estudos que mostram evidências de lesões por exposição solar encontradas em células de algumas baleias.

Com temperaturas mais elevadas a cada ano que passa, os animais tiveram de arranjar mecanismos de defesa para se protegem de um sol abrasador. E há casos fascinantes: por exemplo, os elefantes atiram areia para si mesmo para evitar as queimaduras solares, um comportamento desde cedo ensinado pelos mais velhos da manada.

O mercado de produtos para animais parece interessada no assunto, havendo já algumas lojas com opções próprias para animais de companhia, como cães e gatos.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.