Saguim-bicolor, o macaco de pelugem branca e orelhas arrebitadas

De pelugem branca e castanha, com uma longa cauda e umas orelhas arrebitadas – assim é o Saguim-bicolor, uma espécie de macaco nativa e restrita do Estado de Amazonas, no Brasil.

De acordo com o Jardim Zoológico de Lisboa, o primata mede entre 21 a 28 centímetros de comprimento, e pode pesar entre 480 e 600 quilogramas. A sua dieta é omnívora, e alimenta-se maioritariamente de frutos.

Vive em grupos de 2 a 13 indivíduos, segundo a National Geographic, e pode viver até 20 anos em cativeiro – longevidade que se altera no meio natural, em que se estima que viva em média 10 anos.

O Saguinus bicolor encontra-se categorizado como “criticamente em perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Faz também parte do Apêndice I da CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

A desflorestação e fragmentação do seu habitat, o desenvolvimento urbano e a expansão da agricultura são as suas principais ameaças, o que segundo a IUCN, vai resultar na perda de pelo menos 80% da distribuição da espécie nos próximos 18 anos.

Whaldener Endo – via Wikimedia Commons
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...