Samambaia: o feto que resiste ao clima e pode durar séculos

As espécies mais conhecidas da Ordem Cyatheales são originárias da Austrália, e lá é possível observar florestas com vários exemplares.

Green Savers

Os fetos arbóreos, ou samambaias, são seres vivos que se encontram em florestas tropicais e húmidas em todo o mundo, com maior incisão na Austrália e na Nova Zelândia. Embora não sejam consideradas árvores, os seus caules crescem de forma vertical (rizomas), e as plantas podem crescer até 25 metros, cerca de 2 a 3 centímetros por ano, refere a Revista Jardins.

Dentro da Ordem Cyatheales, distinguem-se espécies que se dividem em duas famílias, a Dicksoniaceae e a Cyatheaceae. São elas a Dicksonia antarctica e a Cyathea cooperi, e o que as melhor diferencia é a sua folhagem, e o facto da primeira ser coberta de pêlos, e a segunda possuir espinhos.

As Samambaias são fetos muito resistentes. Estima-se que têm origem há mais de 300 milhões de anos, no período Carbonífero, antes da existência dos Dinossauros. Além disso, também a sua composição é curiosa: os caules retêm humidade, o que permite que sejam das primeiras plantas a recuperar dos incêndios florestais, aponta a World Economic Forum. Como tal, se vir um exemplar com vários metros de altura, o mais provável é ter vários séculos de idade.

Eram também fonte de alimento para os Dinossauros, e posteriormente, para os povos indígenas. Um estudo publicado pela Royal Society afirma que um dinossauro da família Nodosauridae continha vestígios de Sambaias no estômago.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.