Santuário de Fátima vai lançar marca de azeite
O Santuário de Fátima está a ultimar o lançamento de uma marca própria de azeite, oriunda de um olival situado no Monte dos Valinhos e Aljustrel, perto da Cova de Iria. Segundo a instituição, citada pelo Jornal de Notícias, o grande objectivo é a “preservação do olival”.
“[Temos] uma grande produção de azeite, [pelo que] estamos a tentar que, a médio prazo, o possamos comercializar com marca e embalagens próprias”, revelou Cristiano Saraiva, administrador do santuário.
O azeite já produzido pela instituição é consumido nas casas de retiro, sendo os excedentes vendidos a uma cooperativa. Em 2011, as mais de 4.700 oliveiras do santuário produziram 19.547 quilos de azeitona – e 2.455 litros de azeite.
Nos cerca de 60 hectares de terra que o santuário possui, a sua maioria é ocupada pelo olival. Um engenheiro agrónomo lidera sete funcionários que preservam o Monte dos Valinhos e os respectivos terrenos da Cova da Iria. Há ainda um consultor paisagístico.
“Tudo o que descaracterize o monte é eliminado, queremos a vegetação autóctone: as oliveiras, os carrascos, os pequenos arbustos”, revelou Cristiano Saraiva. “[Este espaço é] um pulmão em termos ambientais e espirituais”, concluiu o administrador.
É sempre interessante ver a religião – seja ela qual for – de mãos dadas com a sustentabilidade. E este é o caso.