Scianema, o festival de cinema onde todos os filmes são dedicados aos oceanos
Já faltam poucos dias para o arranque oficial de mais uma edição do Scianema, o festival de cinema com uma enorme selecção de filmes e documentários sobre os oceanos. Encorajar, inspirar, consciencializar, mas também facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho é o mote deste festival.
Esta edição tem lugar em Faro e conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o Cineclube de Faro (CCF), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e a Sociedade Recreativa Artística Farense “Os Artistas”, entre outros.
O Festival terá como corpo principal 5 sessões que irão decorrer em diferentes espaços, de 5ª feira dia 8 de Março a sábado dia 10 de Março. Cada sessão será dedicada a uma temática diferente, e consistirá na exibição de uma selecção de curtas ou de uma longa-metragem, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas.
“A Grande Onda”, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica é um dos destaques desta edição, com estreia nacional marcada para dia. O filme “Odisseia” sobre a vida de Jacques Cousteau escolhido pelo Cineclube de Faro para o festival marca também este festival. Os plásticos e o lixo marinho não foram esquecidos neste certame, com o filme “Uma Gota” a ser projectado no espaço d’Os Artistas, dia 9, às 21:30.
Na quinta feira, dia 8, irá ser exibida uma selecção de curtas metragens sobre o tema da sustentabilidade das pescas. Dia 9 é a vez da mineração em mar profundo com a exibição de uma selecção de curtas metragens sobre o tema, seguida da palestra “Mineração em Mar Profundo – Não Obrigado” de Gonçalo Carvalho sobre a iniciativa “Oceano Livre”. Ambas as sessões irão acontecer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve e terão início às 16:30 e contam com o apoio do CCMAR.
Scianema, o festival de cinema onde todos os filmes são dedicados aos oceanos acontece em Faro de 8 a 10 de Março.
Foto: via Creative Commons