SCORING e SIBS assinam protocolo que visa a evolução da sustentabilidade nas empresas



A SCORING – Informação e Sistemas de Gestão e a SIBS Processos – Serviços Interbancários de Processamento assinaram um protocolo de parceria para alinhamento de processos e estímulos à evolução ESG, junto das empresas portuguesas, dia  29 de agosto, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a SIBS (empresa portuguesa que disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos) lançou, em conjunto com 13 instituições bancárias fundadoras, uma plataforma que permite apoiar as empresas no report e sistematização de informação nos processos bancários e financeiros, no âmbito do ESG, permitindo, assim, avaliar a sustentabilidade e o impacto ético de uma empresa.

A plataforma, designada de SIBS ESG, permite às empresas simplificar a sustentabilidade empresarial, através da centralização, do report e da partilha dos dados de cada empresa relativos à sustentabilidade, com as instituições financeiras através de uma única plataforma.

As palavras-chave deste processo são eficiência e conveniência. Esta solução, permite às instituições financeiras trabalharem em rede e terem acesso aos dados fornecidos pelas empresas, de forma consentida, para promover sinergias e soluções para as empresas.

O papel da SCORING surge no sentido de facilitar e apoiar as empresas na utilização da plataforma, nomeadamente na configuração da mesma, para as respetivas equipas e, ao mesmo tempo, na preparação e inserção dos dados ESG requeridos no âmbito desta solução.

Para o CEO da SCORING, Carlos Gouveia, “este é um programa completo que apoia as PME na sua jornada de sustentabilidade, desenvolvido em duas fases: a fase start, que inclui o diagnóstico estratégico e formulação da estratégia; e a fase ready, que tem como objetivo a divulgação anual do relatório de sustentabilidade da sua empresa. Esta parceria permite fazer a ligação deste programa com as exigências do sistema bancário português, e a outras que a esta iniciativa se venham juntar.”

Já  CEO do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, informa que “esta solução suporta o cumprimento de normas europeias como a Taxonomy Regulation, CRR (Capital Requirements Regulation) e CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), e ainda disponibiliza ferramentas essenciais para calcular emissões e avaliar riscos físicos”.

O papel da SCORING surge no sentido de facilitar e apoiar as empresas na utilização da plataforma, nomeadamente na configuração da mesma, para as respetivas equipas e, ao mesmo tempo, na preparação e inserção dos dados ESG requeridos no âmbito desta solução.

As empresas já podem criar e utilizar a sua conta na plataforma SIBS, podendo contar com o suporte técnico, para questões relacionadas com a aplicação, por parte da SIBS.

A SCORING disponibiliza serviços de consultoria e formação específica complementar, direcionada para as questões ESG e de suporte ao reporte.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...