SeaTheFuture desafia entusiastas do Oceano a converter a Black Friday em #BlueFriday pela conservação do Planeta



A SeaTheFuture, um movimento global para acelerar a conservação e a restauração do Oceano de forma sustentada, desafia a sociedade civil, entidades e empresas, a converter a data que marca o consumo mundial numa ação pelo Planeta simples e rastreável: a #BlueFriday incentiva o apoio à viabilização financeira dos projetos que atualmente integram a SeaTheFuture, lançando agora a possibilidade da subscrição mensal e reforçando, desta forma, o impacto de qualquer quantia doada, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “surgindo da consciência de que agora é o tempo de agir e de impulsionar ações concretas por parte da sociedade civil, capazes de reverter a tendência atual do Planeta e contribuir para um Oceano mais saudável, a SeaTheFuture desafia os portugueses e entusiastas do Oceano a converter a Black Friday em #BlueFriday, para acelerar a viabilidade dos oito projetos de conservação que, até à data, integram a plataforma”.

Golfinhos-corcunda, petréis, tubarões e raias, tartarugas marinhas, mangais, tubarões-baleia, focas ou mesmo corais “podem ser apoiados na plataforma SeaTheFuture, uma solução que propõe eficiência, transparência e simplicidade no processo de apoio aos projetos de conservação, de forma informada e consequente”.

Ao lançar a iniciativa #BlueFriday, a SeaTheFuture apresenta ainda uma nova opção na plataforma que permite o apoio de forma regular, através da subscrição mensal, tornando os seus apoiantes em embaixadores dos oceanos, sem quaisquer barreiras e montante mínimo, tudo para viabilizar ecossistemas mais saudáveis.

Assunção Loureiro, Managing Director da SeaTheFuture, reforça que “no dia em que se celebra e promove o consumo de forma global, como todos sabemos com um profundo impacto negativo no Planeta e nos seus recursos, marcamos a data com o desafio de inverter esta tendência, procurando consciencializar e mobilizar novos comportamentos. Todos gostamos da nossa costa, das nossas praias, dos animais e ecossistemas marinhos, mas a profundidade do Oceano – e dos seus desafios – acaba por o tornar uma causa distante e desconhecida das pessoas e organizações. É precisamente este o desígnio da SeaTheFuture: aproximar a sociedade civil do que efetivamente se passa no Oceano, o maior sequestrador de carbono da atmosfera e o nosso maior aliado na batalha contra as alterações climáticas”.

Esta plataforma vem também colmatar algumas necessidades não financeiras dos projetos de conservação, uma vez que, ao produzir conteúdos sobre eles e ao promover a sua divulgação nas redes sociais e website, aumenta a sua visibilidade e liberta as equipas no terreno destas tarefas, que lhes consomem tempo e esforço.

Através de uma narrativa de vanguarda, streaming multimédia e de uma experiência baseada em estudos científicos, a SeaTheFuture promove cada projeto através de curtos documentários que aprofundam a relação das pessoas com os projetos de conservação, dando palco às pessoas que fazem frente aos desafios de cada ecossistema.

A SeaTheFuture conta ainda com vestuário ecológico que, para além de ser um manifesto “wearable” e uma forma diferente de divulgação do apoio ao Oceano, cumpre uma rigorosa avaliação do seu ciclo de vida, através de oito critérios incluindo a certificação, escala reduzida, comércio justo, entre outros. Cerca de 10% do PVP dos produtos sustentáveis é enviado diretamente para o projeto de conservação escolhido por quem compra o produto.

Com uma equipa multidisciplinar de 8 pessoas de três nacionalidades, composta por especialistas em conservação e biologia, em marketing, em produção de conteúdos multimédia, bem como criadores de produto e engenheiros, a SeaTheFuture trabalhou ativamente no último ano para o lançamento e operacionalização da plataforma https://seathefuture.eu/, tendo sido possível, até à data, recolher mais de 50 mil euros para o apoio aos 8 projetos que integra.

Note-se que a aceleração das alterações climáticas de forma galopante está a comprometer a sustentabilidade do Planeta e da vida tal como a conhecemos. Apesar de ser o maior ecossistema do mundo, acolhendo, segundo a UNESCO Ocean Literacy, 94% das espécies existentes no Planeta, o desconhecimento sobre o Oceano prejudica a preservação da sua biodiversidade, alvo contínuo de inúmeras ameaças maioritariamente de origem humana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...