Semana Europeia dos Resíduos. Já sabe em que atividades vai participar esta semana?



A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction, em inglês) está a decorrer até ao dia 28 de novembro, e a sua principal missão passa por sensibilizar os cidadãos europeus para a problemática dos resíduos. Este ano escolheu-se o tema “Comunidades Circulares”, com o qual se pretende destacar o papel das comunidades na prevenção da produção de resíduos.

Esta semana, vários municípios e entidades aceitaram aderir à iniciativa, e programaram um conjunto de atividades para sensibilizar as comunidades. Em Torres Vedras foram organizadas as sessões de formação online sobre compostagem “Compostar é Valorizar“, que decorrem nos dias 24 e 26 de novembro, e ainda a atividade “Como fazer um compostor?”, no dia 27, que irá ensinar a construir um compostor doméstico reutilizando materiais.

No Norte, na cidade do Porto, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em parceria com a Circular Wear, criou um Ponto de Troca de roupa nas suas instalações. Em Matosinhos, o Mar Shopping está a recolher brinquedos usados para depois doar a instituições de solidariedade social da cidade.

Em Almada, a Câmara Municipal programou uma visita ao Ecoparque da Amarsul no dia 25 de novembro, com passagem pelo aterro e pela central de triagem de resíduos, mas também uma Oficina de Compostagem Doméstica, no dia 26 de novembro.

Já nos Açores, na Ilha de São Miguel, a Câmara Municipal da Lagoa está a promover a “Pedalada pelo Ambiente“, na qual desafia os munícipes a caminhar ou a andar de bicicleta e a apanhar os resíduos que encontram no percurso. O saco de pano para deposição dos resíduos deve ser pedido nos Postos de Turismo do concelho.

Pode ainda consultar a página da EWWR, onde se encontram todos os desafios que vão decorrer nos próximos dias no âmbito da iniciativa no país e no estrangeiro.

Pode ainda testar os seus conhecimentos acerca de um estilo de vida mais circular, na viagem de “Comboio Expresso da Comunidade Circular!“, criada pela organização da EWWR.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.