23,6 rolos de papel higiénico por ano: é este imenso número que, segundo indicam estatísticas recentes, cada norte-americano usa em média em cada ano. Agora imagine a quantidade de árvores que são necessárias se multiplicarmos esta média pela população mundial!

Determinada em lançar para o mercado produtos feitos em papel, mas de forma sustentável, a marca Nimbus Eco produz um papel higiénico feito a partir de bambu e cana de açúcar. Depois de longos meses a experimentar várias formas alternativas ao papel produzido a partir das árvores, os fundadores da marca encontraram a solução. Para Mark Samuels e Josh Askin a resposta foi descoberta sob a forma de uma combinação bambu com açúcar de cana.

Assim, o bambu confere resistência ao papel e o açúcar suavidade. Adicionalmente, o bambu é uma das plantas que cresce mais rápido e o açúcar de cana é um bioproduto que resulta da extracção do açúcar das canas. Tanto o bambu como o açúcar de cana utilizados são cultivados manualmente para ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Segundo os criadores da marca, se cada habitante dos Estados Unidos substituísse apenas um rolo de papel convencional por um Nimbus Eco era possível salvar cerca de 470 mil árvores por ano.

Foto: via Creative Commons