SGPU: Reciclar pneus e dar-lhes uma nova vida em prol do ambiente

No nosso dia a dia a utilização de meios de transporte para deslocação é fundamental, e no meio de tantos veículos sobre rodas raramente se questiona o que acontece aos pneus. Existe uma sociedade portuguesa que lhes dá um novo destino, de forma reutilizável e prevenindo o impacte ambiental.

A Valorpneu é uma sociedade sem fins lucrativos que surgiu em 2002, e que desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) no objetivo de reciclar e gerar novas matérias, prevenindo a produção de resíduos e reduzindo a emissão de gazes nocivos.

Atualmente, já foram tratados mais de 131 milhões de pneus, e evitadas 2 milhões de emissões e 66 milhões de consumo de energia (GJ).

Os pneus usados podem servir para diferentes fins, nomeadamente, reutilização, reciclagem, recauchutagem (reconstrução de forma a permitir que seja novamente utilizado), e valorização energética (processamento por combustão para recuperação energética).

No último trimestre de 2019, mais de 16 mil pneus foram reciclados, 6 mil serviram para valorização energética, e 0 foram para aterro, o que comprova o sucesso deste projeto.

A entidade conta com a colaboração de mais de 1800 produtores e espera que o número venha a crescer, de forma a continuar a contribuir para a valorização dos pneus usados, evitando que vão para aterros e se transformem em resíduos nocivos para o ambiente.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...