Shamir Portugal conquista certificação de gestão ambiental



O sistema de gestão ambiental da Shamir Portugal – especialista mundial no desenvolvimento e produção de lentes progressivas e desportivas e um dos maiores produtores mundiais de lentes oftálmicas – acaba de ser reconhecido com a norma ISO 14001:2015, a referência mundial para sistemas de gestão ambiental, informou a empresa em comunicado

Segundo a mesma fonte, a consultoria, realizada ao longo dos últimos três meses de 2022, “permitiu à Shamir Portugal, inicialmente, avaliar o seu desempenho ambiental e, numa segunda fase, implementar um conjunto de medidas para melhorar a eficiência dos processos, tendo a mesma sido comprovada com resultado positivo em três auditorias”. Desta forma, a empresa compromete-se a “minimizar a utilização de energia, água e matérias-primas e reduzir as emissões”.

A distinção, que “atesta o compromisso contínuo da empresa para com a proteção ambiental e prevenção da poluição”, através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade desenvolvida, “é resultado das boas práticas implementadas pela empresa ao longo dos anos”. Neste ponto, refirem que a Shamir Portugal tem reforçado a aposta em soluções eco friendly e em novos processos de fabrico de lentes. E destacam a tecnologia Shamir Metaform, que, desde o final de 2019, “já permitiu ao laboratório da empresa em Vila do Conde reduzir o consumo de água em cerca de dois milhões de litros, graças a uma poupança de cerca de 95 por cento – de 20 litros para menos de um litro de água gastos por lente”.

Além disso, e no âmbito do novo projeto Shamir Kind Vision – departamento de sustentabilidade e responsabilidade social –, a empresa prevê a criação de campanhas internas e externas que estimulem continuamente a adoção de práticas sustentáveis, como consumo consciente, redução de desperdício, reciclagem e destino dos resíduos.

Para Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal, “o reconhecimento da qualidade do sistema de gestão ambiental da Shamir é mais uma prova do nosso compromisso contínuo para tornar os nossos processos mais sustentáveis, de forma a preservar o meio ambiente. Através desta auditoria, conseguimos assegurar o cumprimento das normas ambientais e melhorar a eficiência dos processos, de forma a evitar custos desnecessários, danos ambientais e consequências para a saúde pública. Isto tudo, claro, sem colocar em causa a qualidade das lentes produzidas”. “Com este certificado, voltamos a dar uma resposta positiva à confiança que os nossos clientes, colaboradores e a sociedade depositam em nós”, conclui.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.