Siemens Portugal instala 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalações
A Siemens Portugal está a instalar 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalações em Alfragide, Corroios e Freixieiro, para alimentar a frota automóvel, que deverá ser 100% elétrica até 2030, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, estes carregadores serão alimentados pela eletricidade produzida nas próprias instalações da Siemens, através da central fotovoltaica instalada na sede em Alfragide, e, em complemento, pela eletricidade verde que a empresa contratou, o que garantirá um abastecimento de energia 100% de origem renovável.
“A mobilidade elétrica é, felizmente, uma tendência imparável, que terá um forte impacto na redução das emissões mundiais de C02. E veremos isto não apenas no transporte rodoviário, mas também nos navios, drones e aviões. Todos estão a avançar para a eletrificação e descarbonização. Por isso, este projeto que estamos a implementar nas nossas próprias instalações não podia ser mais oportuno. É um passo importante no caminho que traçámos rumo a uma maior sustentabilidade e à diminuição do impacto das nossas operações no ambiente”, afirma Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal.
A Siemens, enquanto fornecedor global de infraestruturas de carregamento, “dá assim um salto para o futuro da mobilidade elétrica ao disponibilizar um elevado número de postos de carregamento nas suas instalações, estimulando a utilização de veículos elétricos pelos colaboradores e visitantes, e liderando pelo exemplo a transição para uma mobilidade elétrica e sustentável”. Segundo o Global Electric Vehicle Outlook, da Agência Internacional de Energia, foram vendidos mais de 10 milhões de carros elétricos em todo o mundo em 2022 e as vendas devem crescer mais 35% em 2023, chegando aos 14 milhões.