Simulações podem ajudar a identificar zonas costeiras perigosas durante um tsunami



Os tsunamis são ondas poderosas causadas por perturbações súbitas no oceano, capazes de causar danos generalizados ao longo das costas. Um novo estudo utiliza o modelo ADCIRC numa rede global não estruturada para modelar tsunamis nos oceanos de todo o mundo.

Uma equipa de investigadores indianos testou uma nova abordagem que poderá encontrar pontos de perigo em tempo real. Utilizaram um modelo em tempo real para águas pouco profundas, que divide o fundo do mar em pedaços mais pequenos para calcular o comportamento de um tsunami, e aplicaram-no à escala global utilizando pedaços de até 20 km no oceano profundo e resoluções mais finas de 2 km em mares pouco profundos, onde as ondas de tsunami se tornam mais complexas.

Assim, modelaram cinco tsunamis históricos utilizando dados sobre os terramotos que os provocaram, encontrando uma boa correspondência entre as alturas de onda modeladas em diferentes locais e as medições reais dos marégrafos. Os investigadores afirmam que, embora haja mais trabalho a fazer, estas simulações podem ser utilizadas em tempo real para identificar zonas costeiras perigosas durante um tsunami global.

Os resultados mostram que o ADCIRC prevê com precisão as alturas das ondas de tsunami e os impactos costeiros, tornando-o adequado para avisos de tsunami em tempo real e melhorando a preparação para eventos futuros. Este estudo contribui para a aplicação em tempo real do ADCIRC no ITEWC para calcular os tsunamis nos oceanos globais e avaliar o seu impacto nas costas indianas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...