Slow Loris: por trás dos seus olhos carinhosos há um animal bastante perigoso

É impossível não olhar para Slow Loris e ficar encantado pelos seus olhos gentis e doces. Mas, como diz o ditado, nem tudo o que brilha é ouro.

Esta espécie também conhecida como Nycticebus é um género de primata da família Lorisidae, pertencente a infraordem lémure, também conhecido como “Slow Loris”.

Os Slow Loris são uma espécie de animais noturnos encontrados no sudeste da Ásia e nas regiões próximas. O seu pelo macio, olhos redondos e simpáticos consegue persuadir a uma aproximação pouco cuidado.

Contrariamente ao seu aspeto, este animal liberta um veneno que ao ser misturado com a sua saliva é altamente tóxico.

Sempre que o animal se sentir ameaçado, ele colocará o seu veneno na boca. Mais tarde, uma mordida do animal poderá causar a morte ao seu inimigo, seja ele um animal de grande porte ou um humano.

Em alguns locais estes animais são vendidos como animais de estimação ilegalmente. Os Slow Loris são caçados e removem-lhes os dentes para evitar as perigosas e mortais dentadas. Esta prática está a levar esta espécie para a extinção a um ritmo avassalador.

Em termos de comportamento, os Slow Loris não conseguem expressar comportamentos naturais em cativeiro. Na selva, viajam longas distâncias à noite em busca de alimento, tornando o confinamento numa pequena jaula incrivelmente cruel.

Na natureza, alimentam-se de uma dieta complexa de frutas e insetos, quando mantidos em cativeiro nem sempre é respeitada essa dieta o que leva à obesidade, bem como a outros problemas de saúde graves, tais como infecções, pneumonia, diabetes, doenças ósseas metabólicas e desnutrição.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...