com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

SMAS de Sintra vai disponibilizar 600 compostores domésticos aos munícipes

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) lançam hoje o seu mais recente projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”. Com um investimento de cerca de 50 mil euros, os munícipes vão ter a possibilidade de adquirir um compostor doméstico de forma gratuita, sendo entregues no total 600 compostores pelos SMAS de Sintra.

Para receber este equipamento com capacidade de 330 litros, os cidadãos devem submeter uma candidatura através de um formulário online, e dispor na sua habitação de um espaço ao ar livre, como um jardim, uma horta ou uma quinta, para o colocar.

Além dos equipamentos domésticos, os SMAS de Sintra vão disponibilizar 100 compostores comunitários com capacidade de 1.000 litros, para condomínios e entidades privadas, escolares e sociais.

Ao impulsionar a prática de compostagem em todo o Município, o novo projeto tem como objetivos principais sensibilizar para o aproveitamento dos restos de alimentos não cozinhados (como vegetais, frutas e outros alimentos crus), para a manutenção dos jardins e hortas através do fertilizante produzido pela prática, e para a diminuição da deposição de resíduos indiferenciados.

Será ainda efetuado o acompanhamento e monitorização do projeto, através de visitas periódicas ou aleatórias aos participantes, a quem serão disponibilizados ainda um Guião de Compostagem e o apoio técnico necessário para o bom desenvolvimento do projeto, incluindo a realização de ações de formação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...