SMAS de Torres Vedras promovem intercâmbio estudantil no âmbito do “Desperdício Zero”



No âmbito de um intercâmbio do Projeto Erasmus+ “Desperdício Zero”, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras receberam, no passado dia 15 de maio, no Espaço Salpico – Centro Operacional Municipal, localizado no Paúl, 70 alunos e seis professores, oriundos de cinco países europeus. Portugal esteve representado pela Escola Secundária Martins Sarmento, de Guimarães.

“Este intercâmbio pedagógico teve como objetivo a partilha de boas práticas ambientais entre culturas, reforçando a importância da educação para a sustentabilidade, como pilar essencial na formação de cidadãos mais ativos e responsáveis”, sublinha a autarquia de Torres Vedras em comunicado.

Segundo a mesma fonte, nesta sessão dedicada ao tema dos resíduos, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre a importância da correta separação dos resíduos, a valorização dos biorresíduos e o papel fundamental da compostagem na redução do desperdício, promovendo a adoção de hábitos quotidianos, mais conscientes e sustentáveis.

Pela ocasião o grupo teve a oportunidade de saborear o Pastel de Feijão de Torres Vedras – um doce tradicional com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) pela União Europeia.  Foi ainda disponibilizada água da torneira aromatizada com frutas, no âmbito do projeto “Água da Torneira – Segura, saudável e Sustentável”, que visa sensibilizar para os benefícios do consumo de água da rede pública.

Posteriormente, com materiais fornecidos pelos SMAS, os alunos realizaram uma ação de limpeza de praia, promovendo o envolvimento ativo dos jovens na preservação ambiental e incentivando comportamentos responsáveis perante o problema do Lixo Marinho e mais particularmente, a acumulação de plástico, que se constitui como um dos maiores problemas globais da atualidade.

Refira-se que o desperdício alimentar resulta da perda de alimentos quando estes não são consumidos. Esta é uma situação que afeta Portugal e todos os países desenvolvidos, sendo que as consequências negativas ocorrem não só ao nível ambiental, mas também ao nível económico e social.

De recordar que os Serviços Municipalizados lançaram, em janeiro de 2024, o programa “Torres Vedras + Bio”, que permitiu ao Município de Torres Vedras inovar, na implementação da recolha seletiva de resíduos alimentares, alterando o processo de recolha e tratamento de resíduos no Concelho e promovendo a transição para uma “economia circular”.

Com este intercâmbio os SMAS procuraram sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a importância da separação de resíduos e da reciclagem, promovendo a sua formação enquanto cidadãos mais conscientes e comprometidos com o tema da sustentabilidade e indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...