Sociedade Civil une-se no combate ao lixo marinho na iniciativa Dia Internacional de Limpeza Costeira

De 20 a 28 de setembro mais de 100 organizações e milhares de voluntários vão unir esforços em todo o país para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Praias, rios, lagoas e fundos marinhos serão alvo de ações de limpeza que pretendem chamar a atenção para o problema do lixo marinho e reforçar o compromisso da sociedade civil com a proteção do oceano, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a edição deste ano arranca sábado, dia 20 de setembro, em Santa Maria nos Açores, com uma grande ação de limpeza pela ilha. Coordenada pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com o apoio do Município de Vila do Porto e o Clube Naval de Santa Maria e com o apoio institucional da Fundação Oceano Azul, do Governo Regional dos Açores, da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do programa Blue Azores, esta ação local junta cidadãos e entidades num movimento de cidadania ímpar a nível nacional.
Esta ação bandeira, com 10 pontos de limpeza ao redor da ilha organizados por várias associações e movimentos de cidadãos marienses, reconhece a mobilização açoriana e o compromisso contínuo da região com a proteção do oceano. Ao longo do ano, organizações e cidadãos locais mantêm vivo esse espírito, promovendo limpezas regulares e demonstrando que a preservação do oceano é um esforço comum e permanente.
Nos últimos seis anos, o Dia Internacional de Limpeza Costeira envolveu 400 organizações, em mais de 880 ações de limpeza e cerca de 30 mil voluntários que recolheram mais de 160 toneladas de lixo.
Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população para o problema do lixo marinho e a proteção do oceano, são as organizações portuguesas que, todos os anos, lideram esta mobilização. Graças ao seu trabalho, Portugal é hoje o país com mais ações realizadas no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, representando mais de metade das iniciativas da campanha europeia #EUBeachCleanup. O envolvimento da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Parlamento Europeu confere maior visibilidade a este esforço coletivo, projetando-o além-fronteiras.
Até dia 28 de setembro, qualquer cidadão ou organização pode inscrever a sua ação ou saber como participar numa das ações desta iniciativa através do site da Fundação Oceano Azul.