Solidariedade dos portugueses garante mais de 16 mil refeições às Aldeias de Crianças SOS após campanha de reciclagem
Já são conhecidos os resultados da mais recente edição da campanha “Reciclar Alimenta” da Tetra Pak, uma iniciativa de incentivo à reciclagem das embalagens de cartão para alimentos e bebidas no ecoponto amarelo, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em novembro, a Tetra Pak voltou a lançar o desafio aos portugueses para continuarem a reforçar os seus hábitos de reciclagem e, simultaneamente, contribuir para uma causa solidária. Por cada 100 toneladas de embalagens de leite, sumo, água, polpa de tomate, vinho ou natas, colocadas no ecoponto amarelo, seriam doadas 2000 refeições às Aldeias de Crianças SOS.
De acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, foram recicladas no ecoponto amarelo, em novembro de 2024, 820 toneladas de ECAL, o que corresponde a um aumento de 29 por cento, face ao período homólogo de 2023, em que foram registadas 635 toneladas.
Deste modo, será garantida a doação de 16.400 refeições às Aldeias de Crianças SOS, a maior organização mundial de Cuidados Alternativos e Fortalecimento Familiar que, em Portugal, apoia mais de 550 crianças.
Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia, afirma: “Mais uma vez, os portugueses mostraram a sua solidariedade e o seu empenho em duas causas tão nobres: ajudar quem mais precisa e preservar o nosso planeta. Através de uma causa solidária, queremos mobilizar a comunidade para continuarmos a reforçar os seus hábitos de reciclagem”.
“A solidariedade funciona como um motor e um impulsionador para sensibilizar o consumidor e atingir esse objetivo. Assim, em novembro, foi possível contribuir para a reciclagem no ecoponto amarelo de 820 toneladas de embalagens de cartão para alimentos e bebidas – pacotes de leite, sumo, água, polpa de tomate, vinho, natas, etc. – e garantir um importante donativo para apoiar o trabalho incansável das Aldeias de Crianças SOS”, acrescenta.
Emerson Marques, Coordenador de Digital, Marca e Comunicação das Aldeias de Crianças SOS, destaca que esta iniciativa da Tetra Pak “tem um impacto bastante significativo. Com o apoio dos portugueses, não só aumentámos a reciclagem, como também assegurámos 16.400 refeições, reforçando o cuidado e a proteção que oferecemos, diariamente, às crianças e aos jovens nas Aldeias de Crianças SOS, em Portugal. De um ponto de vista mais prático, este donativo significa a possibilidade de alocarmos recursos que seriam utilizados em alimentação noutras áreas, como saúde, educação e desporto.”
Na primeira edição desta iniciativa, em outubro de 2022, verificou-se um aumento de 15% das ECAL recicladas no ecoponto amarelo e na segunda edição, em outubro de 2023, um aumento de 7,2%. “Acreditamos que a iniciativa “Reciclar Alimenta” contribui efetivamente para o aumento dos números da reciclagem de ECAL no ecoponto amarelo e continuamos com o propósito de incutir estes hábitos de reciclagem na sociedade, para que as embalagens possam ter uma segunda vida e impulsionar a economia circular”, sublinha o comunicado.
A ação “Reciclar Alimenta” insere-se no âmbito da campanha ”Escolha Natureza. Escolha Cartão. Escolha o seu futuro.” da Tetra Pak, que tem como objetivo contribuir para o aumento das taxas de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas em Portugal.