Sombra melhora o bem-estar e o crescimento do gado
De acordo com uma nova investigação da Universidade de Murdoch, os bovinos mais robustos e felizes deste verão serão os que forem mantidos à sombra.
Um novo estudo investigou as vantagens em termos de bem-estar e desempenho do fornecimento de sombra aos bovinos em regime de confinamento em zonas de clima temperado.
Intitulado “Welfare and performance benefits of shade provision during summer for feedlot cattle in a temperate climate zone”, analisou os efeitos do fornecimento de sombra a novilhos Angus pretos num confinamento comercial na Austrália Ocidental.
Sob a direção do Professor Associado David Miller, da Escola de Ciências Agrícolas da Universidade de Murdoch, e publicados no Journal of Animal Science, os resultados sublinharam o impacto positivo da sombra no bem-estar dos bovinos e os benefícios em termos de crescimento.
“Os benefícios para o bem-estar do fornecimento de sombra são claros, mesmo no nosso clima temperado”, afirma o Professor Associado Miller.
Os bovinos à sombra exibiram um comportamento mais positivo, sendo descritos como mais “calmos e sociáveis”, enquanto os bovinos sem sombra eram mais “agitados e ansiosos”.
“Os resultados também mostraram que os bovinos sombreados demonstraram um modesto aumento global de 0,13 kg no ganho médio diário durante o período de confinamento de 70 dias e que os marcadores fisiológicos e comportamentais de saúde e bem-estar melhoraram, com os bovinos sombreados mais capazes de se termorregularem durante os períodos mais quentes da experiência”, acrescenta.
“Esta investigação é crucial para a indústria de confinamento, uma vez que realça os benefícios do fornecimento de sombra para melhorar o bem-estar dos animais, ao mesmo tempo que proporciona vantagens de produtividade que podem rapidamente compensar o custo da infraestrutura de sombra”, diz ainda Miller.
A investigação foi conduzida ao longo de seis janelas de tempo num verão do sul da Austrália e envolveu 960 bovinos alojados em compartimentos com e sem sombra.
A Universidade de Murdoch está empenhada em promover a investigação que melhora o bem-estar dos animais e apoia práticas agrícolas sustentáveis.
Este estudo, apoiado pela Meat and Livestock Australia, foi realizado com a aprovação do Comité de Ética Animal da Universidade de Murdoch.