Start up portuguesa cria plataforma baseada em IA para acelerar descarbonização e melhorar eficiência energética



A Builtrix, uma tech start-up portuguesa especializada em inteligência energética desenvolveu uma plataforma baseada em big data, machine learning e inteligência artificial, que permite monitorizar e prever padrões de consumo, ajudando os clientes a tomar decisões mais informadas para reduzir custos energéticos e alcançar metas ESG, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, cerca de 75% dos edifícios na União Europeia são energeticamente ineficientes, segundo dados da Comissão Europeia. A transição energética tornou-se uma prioridade para empresas e municípios que procuram reduzir custos, otimizar consumos e cumprir metas de sustentabilidade.

Foi para dar resposta a esta necessidade, bem como para apoiar a adaptação às normativas europeias de ESG, que a Builtrix, foi criada. Líder de mercado no fornecimento de acesso a dados energéticos em Portugal, as suas soluções usam inteligência artificial para transformar dados de contadores inteligentes em informação e dados para empresas e municípios poderem tomar decisões mais informadas para reduzir os seus custos energéticos e pegada de carbono.

A Builtrix está focada em três pilares fundamentais para impulsionar a eficiência energética:

. Poupança de tempo – A automatização da recolha e verificação de dados reduz um processo que antes demorava meses a apenas alguns cliques.
. Decisões estratégicas inteligentes – Análises avançadas ajudam a reduzir custos e a minimizar a pegada de carbono.
. Conformidade regulatória – A plataforma simplifica a adaptação às normativas europeias, como a CSRD, SFDR e a Taxonomia da UE.

A tecnologia da Builtrix foi pensada para ser utilizada por empresas e municípios de diversos setores permitindo, por exemplo que:

– Grupos hoteleiros reduzam despesas energéticas em várias unidades, otimizem o consumo e tornam mais simples e rápida a elaboração dos relatórios de sustentabilidade através da recolha de dados com apenas alguns cliques, ajudando a atingir metas

– Que as cadeias de retalho tenham total visibilidade sobre o consumo de energia em todas as lojas, ajudando a reduzir custos, a melhorar a eficiência e cumprir metas de sustentabilidade sem impactar as operações diárias,

– Que proprietários e gestores de ativos imobiliários tenham uma ferramenta que ajude a reduzir custos energéticos, otimizar a eficiência e simplificar a conformidade ESG, valorizando os ativos e facilitando o acesso a financiamento verde, sem necessidade de hardware adicional.

– Que os municípios monitorizem e otimizem o consumo de energia nos edifícios públicos, reduzindo custos operacionais e garantindo o cumprimento das metas de descarbonização e conformidade com regulamentos europeus de sustentabilidade. Permite ainda que as autarquias monitorizem as anomalias, como lâmpadas fundidas, da iluminação pública.

“A nossa missão é tornar a eficiência energética acessível e impactante. Com a nossa tecnologia, as empresas podem reduzir custos sem comprometer a operação e, ao mesmo tempo, acelerar a descarbonização”, afirma Javad Hatami, fundador e CEO da Builtrix.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...