STCP reforça frota com 48 novas viaturas 100% elétricas



Com a entrada em circulação de 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte, a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto “dá continuidade à estratégia adotada que tem como finalidade a descarbonização da operação e, consequentemente, a redução da pegada ambiental”, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a STCP verá, assim, a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas.

A frota da operadora passa a contabilizar 468 autocarros, sendo o mix energético composto por 71,2% CNG, 14,5% eletricidade e 14,3% diesel.

Os 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 Km e uma lotação de 87 passageiros. O acesso para clientes de mobilidade reduzida e para carrinhos de bebé é realizado através da porta dianteira, que conta com a instalação de uma rampa manual.

Para Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, “o ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade, tendo sempre como prioridade a contínua melhoria do serviço prestado aos clientes. Com uma frota mais verde fortalecemos o nosso compromisso, concretizando mais um passo em direção a um futuro sustentável.”

O evento de apresentação dos 48 autocarros, realizado na Estação de Recolha da Via Norte, contou com a participação do presidente da AMP – Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues e altos representantes das seis autarquias acionistas da operadora, nomeadamente Rui Moreira, presidente da CM Porto, António Silva Tiago, presidente da CM Maia, Marco Martins, presidente da CM Gondomar, e Carlos Mouta, vice-presidente da CM Matosinhos.

Estiveram também presentes representantes do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes e os elementos do Conselho de Administração da STCP.

As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), estão associadas a um investimento de cerca de 19.260.000,00 € parcialmente financiado, no montante de 8.443.209,70 euros, através do Aviso N.º 01/C15-i05/2021 – Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR.

Estas viaturas foram fornecidas pela empresa portuguesa EF – Mobilidade Elétrica, representante da ZT Bus em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...