Stonehenge: Foi descoberta a origem das pedras do monumento

O Stonehenge, monumento do período neolítico localizado no Reino Unido que acompanha os movimentos do sol, intriga há séculos os cientistas quanto à sua origem.

Um estudo publicado recentemente na Science Advances, refere a origem das pedras de Sarsen, até agora desconhecida. Após análise à sua composição, as rochas aparentam ter vindo da área de West Woods, em Wiltshire, a cerca de 24 quilómetros de distância do local.

Segundo o The Independent, os arqueólogos referem que esta rocha existia em grandes quantidades na localidade e que foi preferida pela sua grande dimensão, tendo sido utilizada também na construção de uma tumba pré-histórica.

As pedras mais pequenas do monumento construído em 2.500 a.C., também conhecidas como “pedras azuis”, foram trazidas do País de Gales, revelaram estudos anteriores.

David Nash, geógrafo e autor do estudo, afirma ao jornal “Foi realmente emocionante aproveitar a ciência do século XXI para entender o passado neolítico e finalmente responder a uma pergunta que os arqueólogos têm estado a debater há séculos“.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...