Systemic ganha novos sócios estratégicos e reforça aposta na sustentabilidade
A Systemic, consultora especializada em gestão sustentável, ESG e financiamento climático, liderada por Sofia Santos, entra numa nova fase de crescimento com a entrada de três novos acionistas estratégicos: Ó Capital, Akitsu e AYRNeutral, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a entrada destes três acionistas reforça o posicionamento da Systemic como uma referência no setor da sustentabilidade, combinando visão financeira, inovação tecnológica, foco nas pessoas e experiência em investimento climático e de impacto.
A Ó Capital, presidida por Sara do Ó, traz uma perspetiva centrada na criação de valor sustentável, apoiando empresas que unem rentabilidade e propósito.
A Akitsu, representada por Angela Lucas, contribui com conhecimento especializado em sustentabilidade, carbono e investimento responsável, fortalecendo a ligação entre o setor financeiro e a transição verde.
A AYRNeutral, spin-off do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, representada por Vladimiro Feliz, alia a inovação tecnológica à valorização das emissões evitadas de CO₂ através da plataforma AYR, que quantifica, valoriza e recompensa comportamentos sustentáveis na mobilidade de pessoas e bens.
Esta nova fase marca o início de uma expansão nacional e internacional, alavancando o trabalho já desenvolvido pela Systemic em Portugal e África, em parceria com empresas e instituições multilaterais.
Num momento crítico para a afirmação dos temas ESG, a Systemic aposta num crescimento consistente e uma oferta que alia consultoria estratégica, visão financeira e humanista, e criatividade aplicada à sustentabilidade.
As sinergias entre a Ó Capital, a Akitsu e a AYRNeutral permitem à Systemic reforçar áreas-chave e explorar novos segmentos, geografias e abordagens, oferecendo soluções integradas para empresas, governos e organizações.
“Para a Ó Capital, integrar a Systemic é reconhecer que o futuro da economia passa pela sustentabilidade. Queremos apoiar o crescimento de empresas que, tal como a Systemic, unem rentabilidade e propósito e ajudam a transformar o tecido empresarial português, em especial as PME, para um futuro mais competitivo e responsável”, diz Sara do Ó, Ó Capital.
“O mercado da sustentabilidade precisa de uma oferta integrada e, para a Systemic, isso representa uma oportunidade para fazermos mais, melhor e diferente”, acrescenta Angela Lucas, Akitsu.
“Acreditamos numa nova economia onde se valoriza o que não polui. A Systemic é o parceiro certo para acelerar essa mudança com escala, rigor e ambição”, sublinha Vladimiro Feliz, AYRNeutral
“A entrada destes sócios evidencia que o tema da sustentabilidade e dos riscos ESG é fundamental para a competitividade das empresas e dos países. Esta nova Systemic tem tudo para surpreender”, conclui Sofia Santos, CEO da Systemic