Tecido inovador suga o suor e mantém-se completamente seco

As manchas de suor na roupa podem tornar-se numa coisa do passado graças a um novo tecido desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos. Em vez de simplesmente absorver o suor, como os materiais convencionais, esta nova criação contém pequenos canais que o extraem, permitindo que pequenas gotas escorram para fora da roupa.

O tecido surgiu a partir de uma investigação levada a cabo pelo Micro-Nano Innovations Laboratory of Tingrui Pan, que se tem centrado na concepção de dispositivos micro fluídicos que usem minúsculos canais para manipular fluídos em testes de diagnóstico médicos e outras aplicações.

Costurando fios hidrófilos (que atraem água) num tecido altamente hidrofóbico (que repulsa água), os alunos Siyuan Xing e Jia Jiang desenvolveram a nova plataforma têxtil micro fluídica que suga as gotas de suor através dos fios, transportando-as de um lado do tecido para o outro, onde as expulsa.

As propriedades repelentes de água do tecido ajudam a que os fluídos sigam pelos fios hidrófilos, conduzindo assim a substância através do material. Devido ao gradiente de pressão contínua gerada pela tensão superficial das gotas, o suor é extraído, mesmo que os fios já estejam saturados.

Segundo o Gizmag, é possível controlar em que zona o suor é recolhido e onde é escoado para o exterior, através do ajuste longitudinal das fibras hidrófilas e da forma como são cosidas em cada um dos lados do tecido.

O tecido não só permanece completamente seco, bem como respirável, o que vai com certeza torná-lo atractivo para os fabricantes de vestuário.

Foto: Sob licença Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...