Técnico Fuel Cell apresenta “o carro de hidrogénio mais eficiente feito por estudantes portugueses”



“Imagine um futuro em que os veículos não emitem poluentes, conduzem-se de forma autónoma e são desenvolvidos por estudantes universitários.” É com esta premissa que o núcleo de estudantes Técnico Fuel Cell (TFC), do Instituto Superior Técnico, apresentaram o TFC02, o seu novo protótipo movido a hidrogénio. O modelo distingue-se pelo design aerodinâmico, pela utilização de materiais leves e de alta performance e pela aposta na eficiência.

Depois de ter dado a conhecer, em 2024, o TFC01 – o primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes em Portugal – a equipa traz este ano “o carro de hidrogénio mais eficiente feito por estudantes portugueses”, como defende Afonso Cruz, team leader do projeto. “É o primeiro protótipo a fibra de carbono que fazemos, que o torna mais leve, gastando assim menos energia”, explica. Além disso, integra peças de carroçaria impressas em impressoras 3D, no Técnico.

O lançamento aconteceu a 23 de setembro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, no âmbito do Rollout, o evento anual em que a equipa revelou os resultados do trabalho desenvolvido ao longo da temporada, perante parceiros, docentes, estudantes e outros convidados.

A combinação de hidrogénio e condução autónoma abre caminho para o que a equipa define como o “próximo passo da mobilidade sustentável”, ao apontar para a criação do primeiro protótipo português que será simultaneamente movido a hidrogénio e totalmente autónomo. O TFC01 está agora a ser adaptado para um formato autónomo. “Para a próximo ano, o núcleo tem como objetivo criar o primeiro modelo autónomo movido a hidrogénio”, confirma Afonso Cruz.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...