Tem um instrumento inutilizado em casa? No domingo, entregue-o à Fundação Gulbenkian



Portugal vai receber, pela primeira vez, uma campanha de recolha de instrumentos musicais usados, que serão enviados para Moçambique e para o Médio Oriente.

A campanha chama-se Música por uma Causa, está a ser levada a cabo pela Fundação Gulbenkian e decorre no domingo, 12 de Dezembro.

Nesse dia, haverá uma recolha de instrumentos musicais na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Quem quiser, pode também assistir a concertos da Orquestra Geração, Divino Suspiro, Pedro Carneiro, Maria João e Mário Laginha, Carlos Martins, Coro Gulbenkian, Bernardo Sassetti e Trio Ad lib. A entrada é livre.

A Música por Uma Causa defende a ideia de que um instrumento não utilizado, mesmo em mau estado, pode ser aproveitado e ajudar na formação musical de jovens em situações desfavoráveis.

A recolha de instrumentos decorrerá das 11h às 23h. “Este vai ser um dia muito especial. Esperamos uma grande adesão por parte do público, uma enchente de crianças e de famílias para um dia cheio de música, com uma larga oferta de bons concertos e outras actividades. Ao mesmo tempo, estamos a contribuir, de uma forma diferente, para uma causa social, através da recolha de instrumentos”, explicou Miguel Sobral Cid, responsável pela coordenação do evento.

Mais informações sobre a campanha no site da Fundação Gubenkian.

A primeira campanha do Music Fund foi em 2005, na Bélgica. Para além de recolher e recuperar instrumentos musicais que depois serão distribuídos por escolas da Palestina, Congo, Israel e Moçambique, a organização forma técnicos que possam cuidar dos instrumentos naqueles países. Em breve, a campanha chegará também a Marrocos e Haiti.

O projecto já foi desenvolvido em cidades como Paris, Madrid, Bruxelas ou Amesterdão. Na última iniciativa, realizada no ano passado em Madrid, foi batido o recorde de ofertas, tendo sido recolhidos cerca de 400 instrumentos musicais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...